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Nota SAAE
Diante da publicação realizada na rede social Facebook por Letícia Noronha no dia 25 de março de 2020,
que explanou que “O SAAE é uma VERGONHA ! um ABSURDO os valores que cobram..Estamos
pagando mais água que luz. Minha Mãe sozinha estava pagando o MÍNIMO r$ 100,00 há dois meses
voltei a morar com e estamos pagando R$ 110,00 ou mais… 30,00 no MÁXIMO… O que acontece com
administração??? Cansamos de pedir pra olhar vazamento… e NÃO tem…toda vez vamos reclamar e
ouvimos a mesma coisa”, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de campo do Meio/MG – SAAE, vem
esclarecer que:
1. O objetivo do SAAE é manter um assíduo aperfeiçoamento técnico, para a completa satisfação da
população de Campo do Meio. Suas maiores preocupações, dentre tantas outras, são com relação: manter
a qualidade da água; realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico;
atendimento de qualidade e estímulo à racionalização do uso de água pelo usuário, dentre outras.
2. Mensalmente os leituristas saem a campo e coletam as leituras dos hidrômetros de cada unidade
consumidora, sendo o consumo mensal a diferença entre a leitura atual e a leitura do mês anterior.
Estando em posse dos dados obtidos na coleta, os servidores lançam os respectivos no Sistema de Contas
e Consumos, SOFTWARE gerido pela MGFGESTCOM, que realiza os cálculos do mês atual, com
eficiência, impossibilitando que existam erros em relação ao apurado.
3. Quando identificado consumo acima do histórico da unidade consumidora, o Sistema de Contas e
Consumos emite aviso, mostrando que existiu consumo acima da média do presente consumidor, deste
modo, o leiturista retorna à unidade consumidora e realiza novamente a devida conferência dos números
existentes no hidrômetro, possibilitando identificar possíveis erros da coleta anterior.
4. Posteriormente, realizado os cálculos de todas as unidades consumidoras, são geradas e emitidas as
contas de água, logo em seguida, inicia-se a entrega dos documentos para que ocorra o pagamento.
5. Após emissão do título de cobrança, caso exista reclamação em relação ao alto consumo, e o
consumidor solicite a verificação, o SAAE normalmente envia um servidor ao presente imóvel e efetua
vistoria, com objetivo de identificar possíveis problemas, como vazamentos internos, dentre outros.
Desta forma, caso seja identificado vazamentos ou outros problemas, a conta do consumidor, poderá ser
recalculada pelo consumo de sua média, conforme depreende do Sistema de Contas e Consumos.
6. A Autarquia Municipal também disponibiliza a renegociação da dívida, caso o consumidor encontrase com dívidas em atraso e tenha o desejo de fazer o parcelamento do débito. Para que ocorra a
renegociação da dívida, se faz necessário que o consumidor comprometa-se efetuar o pagamento de certa
importância em dinheiro, referindo-se a primeira parcela da renegociação, obrigando-se também a
realizar o pagamento das parcelas subsequentes, sendo confeccionado um contrato, dando ao
instrumento liquidez e exigibilidade da dívida, resguardando todos os interesses da Autarquia Municipal.
7. Enfatiza-se que na unidade consumidora alegada pela autora da publicação na mídia social Facebook,
o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo do Meio/MG, em quatro oportunidade, já disponibilizou funcionários devidamente capacitados para identificarem possíveis vazamentos ou óbice
no hidrômetro, que não foi confirmado durante as vistorias, sendo evidente que o valor cobrado está em
total acordo com o consumo da unidade consumidora em questão.
8. O SAAE esclarece que não importa o número de moradores na residência para determinar o quanto é
consumido de água, mas sim, o devido uso, dessa maneira, uma única pessoa pode consumir a quantidade
de água igual ou superior a uma residência com mais pessoas.
9. Nessa oportunidade, o SAAE manifesta-se que no dia 27 de março de 2020, realizou a troca do
hidrômetro da unidade consumidora em que a autora da postagem reside, mostrando o comprometimento
da Autarquia Municipal, em querer de todas as formas resolver o impasse, mesmo sabendo que não
foram detectados vazamentos ou óbice no hidrômetro, haja vista, que foram realizadas várias vistorias
no imóvel narrado pela autora.
10. Informamos também que o SAAE disponibiliza a qualquer usuário, a possibilidade de ele mesmo,
mensalmente coletar a leitura do hidrômetro e trazê-la a sede da Autarquia Municipal para a devida
inserção no sistema e subsequente cobrança. Desta forma, isentando quaisquer alegações de erro de
coleta pelos leituristas.
11. O SAAE repudia a forma que foi realizada a publicação, e salienta que é uma prestadora de serviços
que a todo momento está preocupada com a qualidade dos seus serviços e com seus consumidores, que
todos os profissionais pertencentes a Autarquia são capacitados, e administração é séria e competente, que
segue os dizeres do ordenamento jurídico pátrio, e as diretrizes internas.
Sempre primando pela qualidade na prestação dos serviços e no interesse do usuário, o SAAE se coloca
à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

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