O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, de Campo do Meio é uma Autarquia Municipal criada pela Lei Municipal Nº 678 de 04 de julho de 1.980, sancionada pelo então Prefeito Municipal Alderico José Machado.
Logo após a sua criação, o SAAE foi administrado pela Prefeitura Municipal, mas depois de algum tempo, após a celebração de convênio de cooperação, foi administrado pela Fundação SESP e posteriormente pela Fundação Nacional de Saúde/FUNASA até 1.999, quando o convênio foi extinto, e assim a administração voltou à Prefeitura Municipal.
No início de operação dos serviços do SAAE, a Prefeitura Municipal foi a base de sustentação da Autarquia, pois cedeu toda a estrutura física dos locais pertencentes ao SAAE, de grande parte das redes de distribuição de água, de reservatórios de água, das redes de emissários de esgoto, das redes coletoras de esgoto, de alguns poços artesianos, de manutenção de funcionários, etc.
Atualmente o SAAE, conta com uma estrutura totalmente independente da Prefeitura Municipal, que inclui o quadro de funcionários públicos próprios concursados com 34 servidores, veículo automotivo próprio, equipamentos diversos, imóveis próprios, etc.
A administração que se refere ser da Prefeitura Municipal, deve-se ao fato de que os membros da Diretoria do SAAE, serem cargos de nomeação do Executivo Municipal, mas o SAAE tem autonomia administrativa, econômica e financeira, e portanto as despesas e as receitas do SAAE são administradas por ele próprio.
O Regimento Interno e a Estrutura Organizacional do SAAE passaram a vigorar através do Decreto Municipal Nº 371 de 02 de fevereiro de 1.988, sancionado pelo então Prefeito Municipal Luiz Gonzaga de Oliveira.
O Regulamento Interno do SAAE, que regulamenta os serviços e tarifas, além de outras atividades relacionadas com água e esgoto, passou a vigorar através do Decreto Municipal Nº 779 de 05 de novembro de 2.003, sancionado pelo então Prefeito Municipal Nataniel Marinho.
As alterações do Regulamento Interno, incluindo os reajustes tarifários, de serviços e de outras atividades, entram em vigor através de Portarias Autárquicas, emitidas pela Diretoria do SAAE.