SAAE RESPONDE: O QUE OCORRE QUANDO NÃO É POSSÍVEL FAZER LEITURA NO HIDRÔMETRO?

0

O hidrômetro de água é um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água, conhecido também como medidor ou relógio.  O hidrômetro serve para uma cobrança justa, com base no que foi consumido.  Pode-se afirmar também que o mesmo evita desperdícios e colabora com a preservação do meio ambiente.

Como muitos equipamentos, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo. E isso prejudica uma medição correta. O usuário pode pedir a sua substituição se identificada alguma avaria ou degradação no mesmo.

É necessário também se atentar com o cuidado do equipamento visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades se for considerado crime.

Ocorre que em alguns casos, o leiturista não consegue realizar a leitura correta do aparelho, por falta de acesso. ( Portão Fechado, Cachorro solto no quintal, Hidrômetro travado, hidrômetro embaçado, hidrômetro violado, dentre outros)

O fato de alguns consumidores receberem uma fatura com acréscimo de consumo de um mês para outro, pode trazer ao consumidor a impressão de que a companhia de saneamento cometeu algum equívoco. A situação, no entanto, é factível e pode ocorrer sem ferir nenhum direito do consumidor. Não se trata de nenhuma multa ou cobrança indevida por um serviço não utilizado; ao contrário, essa variação repentina ocorre da falta do cumprimento de deveres por parte do usuário em não permitir a correta leitura do equipamento.

Para fazer a leitura e lançar a cobrança com base no consumo real, o SAAE precisa, necessariamente, ter acesso ao medidor. Se isso não é possível, o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos meses. Quando a leitura volta a ser feita pelo me­­didor, pode haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado nas últimas contas. A diferença, então, é lançada na próxima fatura, o que pode “as­­sustar” os consumidores. Queremos reduzir o número desses casos e contamos com o apoio de todos.

Veja algumas sugestões para evitar problemas:

– Quando fizer a instalação da rede, o hidrômetro deverá ficar em um local visível, facilitando o acesso à leitura mensal.

– Certifique-se de que nenhum obstáculo: como muros, grades ou plantas que impeça a leitura do hidrômetro pelo lado de fora da residência.

– Caso seja impossível ler o relógio pelo lado de fora, certifique-se de que haverá alguém em casa na data programada de leitura. Esta informação consta na própria fatura.

– A existência de cães no quintal também pode prejudicar a leitura do medidor. Os funcionários do SAAE possuem “varetas” para abrir a tampa do hidrômetro, mas, caso se sintam em perigo, deixam de fazer a leitura. Uma solução pode ser simplesmente arrancar a tampa do medidor.

– Aprenda a ler o hidrômetro e a controlar seu consumo de água. Isso pode diminuir o desperdício e representar uma economia para o seu bolso.”

Na sua fatura, há uma notificação de ocorrências que não permitiram a leitura, e o consumo foi gerado pela média. Por este motivo, solicita-se que os consumidores garantam o acesso ao hidrômetro no momento da leitura. O SAAE está a disposição de todos os consumidores para esclarecer dúvidas sobre suas faturas, auxiliar na regularização dos hidrômetros.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Próximo artigoLeis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here