Projeto “Nascentes de Furnas” vai recuperar 400 nascentes em Minas

O projeto “Nascentes de Furnas” visa assegurar a disponibilidade de recursos hídricos de rios que abastecem o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas. A iniciativa é de Furnas Centrais Elétricas S/A e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

O lançamento do projeto ocorreu em um evento em Furnas, no município de São José da Barra, que contou com a participação de associados a Alago, incluindo cerca de 40 prefeitos de municípios que integram a associação.

As ações incluem cercamento, reflorestamento, fiscalização e desassoreamento de nascentes. Os trabalhos serão realizados nos 40 municípios do entorno do Lago de Furnas que estão localizados nas Regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Sul de Minas.

Em desenvolvimento, o projeto será capaz de contribuir com o aumento da vazão disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez de água nos municípios localizados no entorno do lago. Além disso, o projeto vai possibilitar a redução do risco de contaminação e, claro, melhoria da qualidade e quantidade da água disponibilizada para uso nas propriedades sediadas em áreas rurais.

O Projeto foi implantado nos municípios do entorno do Lago de Furnas e que integram a Alago.  Fazem parte do projeto 400 nascentes que já foram incluídas na primeira etapa de execução. As ações de reflorestamento, controle de erosão, dentre outras, vão contribuir com o aumento no volume de águas nos cursos d’agua que atendem as captações para abastecer a população da região, e também aumentar as águas dos rios que alimentam o Lago de Furnas. Podendo ser expandido em uma segunda etapa.

Nascentes envolvidas na ação

Um dos critérios para a seleção das nascentes foi escolher as nascentes cujos proprietários assumam a responsabilidade pela manutenção do plantio.

As nascentes serão reflorestadas por Furnas e esse plantio será mantido pelos produtores rurais, bem como as  prefeituras, que poderão firmar convênios para a realização dessas atividades. Observa-se que a previsão em superfície total, de forma a abranger as 400 nascentes é de 50,4 hectares a serem plantados.

Caberá a Furnas elaborar o projeto, efetuar o plantio das mudas, iniciar ações como o cercamento e o acompanhamento técnico. À Prefeitura caberá o cadastramento dos produtores interessados, que realizarão a manutenção das áreas. O plantio atingirá 20 metros no entorno de cada nascente, preferencialmente na mesma microbacia.

A prefeitura Municipal de Campo do Meio – MG em parceria com Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE catalogaram Produtores de água do Município (nascentes), e encaminhou aos responsáveis pelo projeto, fim participar desta iniciativa.

água é, sem dúvida, um recurso natural indispensável para a manutenção de todo o tipo de vida existente em nosso planeta. Ou seja, trata-se de um elemento sem o qual implicaria extinção de várias formas de vida, inclusive a humana. Ela encontra-se presente em praticamente todo tipo de matéria, seja viva ou inanimada, existente ao nosso redor. “Por esse e outros motivos todas as iniciativas em prol de recuperação e manutenção de produção de água em nosso município estaremos disposto a incentivar e apoiar, pois precisamos pensar no futuro de nossa comunidade” afirmou Gonçalo Rocha diretor do SAAE

Municípios envolvidos no projeto

Quarenta municípios da região Centro-Oeste do estado, Sudoeste e Sul, integram a Alago, sendo eles: Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, Lavras, Machado, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, São José da Barra, Serrania, Três Pontas, Piumhi, Poço Fundo e Varginha.