Diferenças Entre Rede de Esgoto e Rede de Drenagem Pluvial

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Campo do Meio, juntamente com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, realizou o trabalho de limpeza de bueiros e desobstrução das galerias da rede de águas pluviais, na rua João Peloso, bairro Santa Luíza.

O objetivo é evitar que a via pública fique alagada durante os temporais. O trabalho foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Obras e a autarquia, demonstrando assim que para o bem estar da população não há diferença em prestação de serviços públicos.

Preocupação constante do governo municipal para que a atuação de todos os setores da prefeitura trabalhe em parcerias em toda a cidade, levando a população qualidade no atendimento.

Esgoto vazando na rua? A quem recorrer para solucionar o problema?

Antes de acionar um órgão para o conserto, o importante é compreender a diferença entre rede de esgoto e rede de drenagem pluvial. Além de terem funções distintas, a responsabilidade nem sempre é da Autarquia, por exemplo a Rede de Drenagem Pluvial é de responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

As redes de esgotamento recolhem o esgoto dos imóveis e destina para as estações de tratamento, que devolvem a água limpa para a natureza, e são da responsabilidade do SAAE. Já a rede de drenagem pluvial é um equipamento público instalado pela Prefeitura para o escoamento das águas de chuva que, depois de captadas por galerias, são lançadas no ribeirão ou córrego.

Gonçalo Rocha diretor do SAAE explica como identificar o responsável pela manutenção da rede. “A rede de esgotamento pode ser reconhecida pelos poços de visita (PVs) que, geralmente, ficam situados no centro da via, com a inscrição “SAAE – ESGOTO”. As conhecidas bocas de lobo, por exemplo, pertencem à rede de drenagem pluvial”, orienta.

O morador pode solicitar o serviço diretamente ao SAAE pelos telefones (35) 3857-1292 ou (35) 99766-4112. O atendimento entrará na programação da equipe. Posteriormente, é realizada a visita técnica para avaliar o problema e apurar quais as medidas cabíveis. Antes da intervenção, é necessário sinalizar a área.

Em alguns casos, acontece a abertura de vala com interdição parcial do tráfego para a manutenção. O trabalho é finalizado com a recomposição da camada de areia, compactação e o recapeamento da via. “Levamos em conta as peculiaridades de cada local, como por exemplo, a proximidade do comércio e o fluxo intenso, para definição da urgência no atendimento”, esclarece o diretor da autarquia.

DICAS

As redes de esgoto recebem apenas o esgoto sanitário. Essas redes não suportam a vazão, o lixo, a areia, as pedras e a sujeira das ruas contidas na água das chuvas, por isso são separadas das redes de drenagem pluvial. As ligações de esgoto realizadas clandestinamente na rede de drenagem pluvial provocam danos ao meio ambiente, poluindo ribeirões e córregos, enquanto a rede de esgotos recebe tratamento adequado para posterior destinação em fluentes d’água.

Para evitar a obstrução da rede de esgoto alguns cuidados são necessários:

1-não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, etc);

2-limpar periodicamente a caixa de gordura;

3-não fazer ligação na rede de esgoto para escoar água de chuvas;

4-não descartar óleo de cozinha nem borra de café na pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente.

5- a água da chuva, proveniente de telhados, calhas e ralos, devem ser direcionados para a rede de drenagem pluvial e não para a rede de esgoto.

6- no caso da rede pluvial, os moradores devem evitar o acúmulo irregular de lixo nas calçadas e vias públicas, pois com a chuva, o material irá obstruir a passagem da água ocasionando alagamentos.

Para nós uma obrigação, para você um direito. O trabalho do SAAE é realizado com base na Transparência. Para a Gestão da Autarquia é uma obrigação disponibilizar para os consumidores o acesso a informação e ao conhecimento dos trabalhos realizados.