Dedetização da Rede Coletora de Esgoto

0

O Serviço Autônomo de  Água e Esgoto -SAAE, realizou no mês de Fevereiro desde ano a dedetização da rede coletora de esgoto visando o controle de pragas. A dedetização  abrangeu toda a cidade.

O objetivo é evitar a proliferação de mosquitos, baratas e ratos, por isso a dedetização dos bueiros do município com raticida e inseticida. Uma empresa especializada realizou  o trabalho e o produto utilizado é nocivo apenas para animais de sangue frio, como os insetos. A fumaça branca que sai do bueiro não oferece risco ao ser humano.

“Com o clima quente e seco, ocorre o aumento do número de baratas e outros insetos. Realizamos a dedetização e utilizamos um método eficiente no controle desses insetos, possibilitando a solução adequada para o problema sem prejudicar o meio ambiente e sem oferecer nenhum risco à saúde da população”, disse o Diretor do SAAE Gonçalo Rocha.

“A população deve aproveitar e fazer a dedetização ou limpeza em suas casas, quintais e ambientes de trabalho, para que haja a limpeza total destas pragas, algumas, inclusive transmissoras de doenças”, finalizou o Diretor.

Falaremos sobre algumas técnicas de prevenção e controle de baratas que geralmente habitam locais com muita gordura e matéria orgânica em abundância como galerias de esgoto, bueiros, e caixas de gordura.

Cientificamente conhecida por Periplaneta americana, a barata de esgoto, juntamente com a Blatella-germanica são as duas baratas mais comuns de serem encontradas em ambientes urbanos.

Com as chuvas, estes ambientes inundam e advinha só pra onde estas baratas buscam abrigo? Em nossas casas. Por isso a importância da prevenção, que se baseia, principalmente, no controle ambiental, interferindo diretamente para evitar que o inseto encontre alimento e abrigo. Como por exemplo:

DICAS PARA PREVENÇÃO CONTROLE DE BARATAS DE ESGOTO

  1. Evite uso de  caixas de papelão, uma vez que as baratas podem se alimentar de celulose. Utilizar papelão tratado ou plástico para guardar pertences.
  2. Verifique caixotes, gavetas, e todo tipo de material que entre em sua casa e possa estar servindo de transporte ou abrigo às baratas e suas crias.
  3. Mantenha limpo a cozinha, despensa e também seus pertences, como fornos, armários, eletrodomésticos, coifas, sob pias e outros lugares que possam acumular gordura e restos alimentares.
  4. Organize o lixo em sacos plásticos e dentro de latas apropriadamente fechadas e limpas.
  5. Colocar telas, grelhas, ralos do tipo “abre-fecha”, sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses insetos através de ralos e encanamentos.

SAAE trabalhando para  fornecer qualidade de vida a nossa população.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here