Água da chuva não deve ser direcionada para a rede de esgoto

0

Água da chuva não deve ser direcionada para a rede de esgoto

Entenda porque água da chuva e água de esgoto não devem ser misturadas!

O despejo da água pluvial, provenientes da chuva, não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industrias. Essa prática causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas é proibida por lei, pois danifica o sistema de afastamento e coleta do esgoto, pois a tubulação é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico medindo normalmente, 15 cm de diâmetro, enquanto que a de águas pluviais tem, no mínimo, o dobro, 30 cm. Sendo assim, a rede de esgoto não tem capacidade para aguentar o grande volume proveniente das águas de chuva, causando extravasamentos.

Além dessa alteração no diâmetro das redes há outras diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências e a rede pluvial que faz a drenagem da água da chuva da cidade.

A rede de drenagem pluvial coleta as águas de chuva por meio das “bocas de lobo”, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas. Já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários por meio das ligações que interligam as residências à rede pública.

Os problemas aparecem quando as duas redes são interligadas indevidamente. Isso pode ocorrer através de ligações mal feitas ou clandestinas.

O esgoto despejado incorretamente na rede de água de chuva em vez de ser conduzido para a estação de tratamento será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.

E o oposto também é ruim, quando as águas da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto e aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. Esse problema causa um enorme transtorno, pois toda a sujeira e mau cheiro do esgoto acabam retornando para dentro de casa, causando mau cheiro e colaborando com a incidência de doenças.

Portanto, promover a ligação de seu imóvel à rede de esgoto, de acordo com os critérios definidos pela concessionária, é uma contribuição muito importante para a preservação do meio ambiente e a saúde da sua família.

Uma Campanha, SAAE DE CAMPO DO MEIO/MG

Esgoto não é lixeira: Óleo de cozinha, Cabelo, Bitucas de cigarro, Cotonetes, Preservativos e Absorventes são os principais responsáveis por obstruções nas tubulações domésticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here