05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

0

Água e Meio Ambiente

A água é elemento imprescindível para toda forma de vida, na atualidade está sendo poluída através de ações do homem, o que atinge diretamente os seres humanos. Além da poluição das fontes de água, há um grau elevado de desperdício. As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades socioeconômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aquíferos, também conhecidos como águas interiores. A Terra é o único planeta do Sistema Solar que contém uma superfície com água. A água cobre 71% da Terra (sendo que disso 97% é água do mar e 3% é água doce). Portanto, o cuidado e consumo da água deve ser uma preocupação, porque é um recurso natural cada vez mais limitado, por isso é necessário que a humanidade discuta e crie novas teorias e práticas que visem uma forma de melhor utilização e conservação da água.

“A água cristalina que corre nos rios e regatos não é simplesmente água, mas também representa o sangue de nossos antepassados. O murmúrio da água é a voz de meus ancestrais. Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede, alimentam nossas crianças. O homem branco deve dar aos rios a bondade que dedicaria a qualquer irmão.” (Chefe indígena Seatle – 1854).

O meio ambiente é o conjunto de todos os ecossistemas e seres vivos na Terra. O meio ambiente é de crucial importância para a existência da humanidade, também fazemos parte do meio ambiente. O meio ambiente pode ser definido como um sistema físico biológico global em que vivem o homem e outros organismos – um todo complexo com muitos componentes interagindo em seu interior.

As pessoas precisam compreender que o meio ambiente é importante, pois ele é quem garante a sobrevivência do homem no planeta Terra. Portanto, o homem precisa cuidar do meio ambiente, com atitudes, como por exemplo, diminuição do uso de veneno, sensibilizando os agricultores para o cultivo de alimentos saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here